Raio X Digital: Conheça suas vantagens

  • Home
  • Blog
  • Raio X Digital: Conheça suas vantagens

Antes de sabermos quais as vantagens desse procedimento, temos que definir o que é  o Raio-X Digital para que possamos avaliar e entender como ela  impacta em nossas vidas e o por que é fundamental na hora do diagnóstico.

 

O Raio-X Digital, nada mais é que um exame que possui mais tecnologia que o Raio-X convencional, ou seja, o resultado do exame é obtido através de imagens, que podem ser compartilhadas com paciente e outros profissionais, dependendo do caso ou tratamento a ser seguido. Além desse procedimento ser rápido, o mesmo possui uma alta definição em suas imagens o que facilita na hora do diagnóstico, além de ser um exame não invasivo, prático e  indolor.

Geralmente, tal exame é utilizado para localizar alguma fratura, entorse, lesões, doenças, objetos dentro do corpo, ou seja, é capaz de atravessar o tecido muscular do paciente trazendo maior visibilidade do que ocorre em seu interior.

Raio x convencional 

Antes de utilizarmos todo esse avanço tecnológico na captação de imagens, usávamos o Raio-X convencional, ou seja, este exame tem o mesmo objetivo do Raio-X Digital, porém,  o método ao realizar tal procedimento é diferente. 

Neste processo as imagens são feitas a partir de um filme radiográfico, que para obter o resultado do exame é necessário que o filme participe de um processo para que a imagem seja revelada ou seja, é um processo um pouco mais demorado que o digital.

Vantagens do Raio X Digital

Agora que sabemos o que é o Raio-X Digital e a diferença dele para o convencional, podemos entender as vantagens desse procedimento que muitos doutores utilizam para obter resultados precisos.

Uma das grandes vantagens do Raio-X Digital, é o tempo, como citado anteriormente, pois, com o grande avanço tecnológico posto nesse procedimento, com a capacidade do processamento das imagens e  arquivamento, o  resultado é obtido rapidamente, o que de fato é um grande passo, pois algumas vezes o paciente precisa do diagnóstico de emergência, e não é necessário esperar um grande período para que possa ter acesso ao resultado e dar início imediato ao tratamento, deste modo, essa agilidade impacta positivamente para o médico e paciente. 

Outro forte fator, também já mencionado, é a possibilidade de compartilhamento dessas imagens, com o paciente e outros especialistas, pois, deste modo, minimiza a perda das imagens obtidas, gerando um grande transtorno ao paciente. Deste modo, com  a realização desse método as imagens ficam seguras e disponíveis somente para aqueles que possuem acesso ao login e senha para o exame. 

O exame além de ser um avanço do Raio-X, oferece ao paciente melhor qualidade e conforto, pois além de capturar imagens nítidas, facilitando algumas vezes o diagnóstico, o procedimento evita a alta exposição do paciente a radiação. Além de evitar prejudicar o paciente da exposição, ajuda o meio ambiente, pois o uso de filmes no método convencional, possui alguns produtos tóxicos, que acabam prejudicando ecologicamente. já o digital não é necessário o uso de tais substâncias

Não há necessidade da repetição do exame, evitando maior exposição à radiação, pois no exame convencional acarretava alguns problemas técnicos, fazendo com que o paciente tivesse que realizar o exame novamente, assim , se expondo cada vez mais, no digital, o risco é menor, pois há toda uma precisão e armazenamento das imagens, fazendo com que o paciente não tenha que repetir mais uma vez o exame.

A segurança das imagens obtidas, pois além de poder compartilhar os resultados, as imagens podem ser impressas e arquivadas em alguns sistemas que somente pessoal autorizada tem acesso.

O baixo custo deste Raio-X é também um dos fortes fatores que muitos hospitais e clínicas utilizam esse equipamento, pois não é necessário a reposição de substâncias para fazer a revelação de imagens, consequentemente diminuindo os custos.

Conclusão 

Depois de toda explicação, diferenças e benefícios, conseguimos entender a importância de tal exame para a nossa saúde, certo?

O mundo está em constante evolução e a medicina não está atrás, aliás, ela em conjunto com tudo ao seu redor, é uma das áreas que sempre está a procura da evolução de métodos e exames a fim de levar ao paciente e ao médico o melhor conforto e confiabilidade na hora de realizar qualquer tipo de procedimento.

No caso vimos a grande diferença do raio x convencional do Raio-X Digital e nele quais  evoluções esse novo modo trouxe benefícios a todos os envolvidos. O tempo, a redução de custos , a segurança e preservação do meio ambiente, a diminuição do risco da exposição à radiação, a proteção e compartilhamento de resultados para melhor avaliação e o baixo custo deste novo método.

Portanto, podemos levar em consideração e reflexão o quanto a medicina vem de forma gradativa auxiliando e propondo sempre o melhor aos seus pacientes, levando em consideração todos os fatores envolvidos, para obter significativos resultados e minimizando margens de erros.

 

Contato

E-mails

2021 © RX Care - Diagnóstico Móvel