FATORES QUE INTERFEREM NA QUALIDADE DO ELETROCARDIOGRAMA
O eletrocardiograma ou ECG como também é chamado, é um exame essencial na hora de verificar a saúde cardiovascular.
Esse exame apesar de ser rápido - de 5 a 10 minutos - e simples, é capaz de detectar alterações no ritmo do coração - velocidade e batidas - arritmias, sopros, infartos, doenças genéticas, aumento de atividades cardíacas, problema nas válvulas do coração e entre outras doenças cardiovasculares.
Quando o paciente já apresenta alguma doença, como diabetes, hipertensão, colesterol alto ou se já realizou alguma cirurgia cardiovascular e apresenta marca-passo e utiliza medicamento para tratamentos, o exame também é indicado.
O eletrocardiograma é uma exame de extrema importância, pois com ele os médicos conseguem verificar o resultado em poucos minutos, podendo evitar que o problema se agrave, quando encontrado alguma alteração.
O exame pode ser feito em clínicas, laboratórios e pronto-socorros quando o caso é de extrema urgência.
No post de hoje veremos como funciona o eletrocardiograma, quais fatores interferem na qualidade e resultado e qual o período indicado para realizar esse tipo de exame.
Gostou?
Continue no post e saiba mais!
Como funciona o eletrocardiograma ?
O exame é feito quando o paciente está deitado - é necessário que o paciente não se movimente durante a realização do exame - uma vez nessa posição, o médico irá colocar alguns eletrodos no tórax, punhos e tornozelos, o médico pode aplicar gel na região do tórax, para que os eletrodos fixem na pele e não escapem.
Cada um desses eletrodos, é capaz de capturar atividades elétricas que ocorrem no coração, o resultado sai em forma de gráfico, se caso houver alguma alteração, o médico responsável - Cardiologista - irá verificar, seguir com outras baterias de exames a fim de investigar mais a fundo o por que da alteração e depois indicar o tratamento necessário.
O exame não tem contraindicações, mas o paciente precisa ficar parado para não ocorrer alteração no resultado do exame.
Fatores que interferem na qualidade do eletrocardiograma
Apesar do eletrocardiograma ou ECG não precisar de uma preparação, é necessário alguns requisitos na hora do exame, para que o resultado não saia distorcido, veja alguns fatores que influenciam na qualidade do exame.
Posição incorreta
A posição incorreta dos eletrodos é um dos principais pontos de interferência, por isso, na hora da realização do exame é de extrema importância que o médico verifique corretamente a posição de cada eletrodo.
Fixação dos eletrodos
Além da posição incorreta do equipamento, é fundamental prestar atenção na fixação dos eletrodos na pele. Geralmente eles se soltam quando o paciente tem um grande acúmulo de pelo sobre o peito, por isso, é necessário aparar ou raspar os pelos para melhor fixação dos eletrodos.
O uso correto do gel
Para melhor fixação dos eletrodos, os médicos utilizam um gel no peito do paciente, a fim de melhorar o contato dos eletrodos com a pele e alcançar melhor visualização nos gráficos que indicam o resultado do exame.
Posição do paciente
Alguns pacientes quando vão realizar o exame ficam apreensivos e acabam se movimentando durante o procedimento, o que ocasiona interferências no resultado, deste modo, é aconselhável que o médico mantenha o paciente deitado em uma posição confortável, para que o paciente não se movimente e tenha que fazer o exame novamente.
Prática de atividades
Para que não ocorra alteração no ritmo cardíaco, não é recomendado que os pacientes façam atividades físicas antes de realizar o exame .
Esses foram alguns fatores que influenciam na hora do resultado do eletrocardiograma, por isso, é sempre bom se atentar a todas as indicações do médico antes de realizar o exame.
Quando devo fazer o eletrocardiograma ?
O exame deve ser feito periodicamente, por exemplo, homens e mulheres acima de 5o anos, o ideal é que façam o exame ano após ano. Em casos onde o paciente já possui doenças cardíacas, histórico na família, pressão alta e diabetes, é necessário um período menor de checagem para melhor acompanhamento.
O eletrocardiograma pode ser realizado no pronto-socorro sem agendamento também, pois se caso o paciente estiver com incômodo no peito ou qualquer outro sintoma que indique um infarto, o hospital faz o exame rapidamente para identificar o problema o mais cedo possível.
Conclusão
Vimos que o exame de eletrocardiograma é simples, fácil e rápido de fazer, mas apesar desses fatores, é de extrema importância que ao realizar o exame tenha os cuidado citados acima, para não ocorrer nenhuma interferência no resultado.
É essencial a realização desse exame, ainda mais se há algum caso de doença cardiovascular na família, assim, quanto mais cedo o problema for identificado , melhor e mais eficaz o tratamento fica.
Portanto, se caso sentir qualquer desconforto no peito ou possuir marca-passo, diabetes, hipertensão ou qualquer outro problema relacionado, procure o pronto socorro mais próximo de sua residência, evitando e se protegendo contra qualquer doença.
Gostou do post ? Quer saber mais sobre ?
Nos acompanhe para mais!
Até a próxima!