Skip to main content

Mitos e verdades sobre os exames de Raio X

Muitas informações falsas são ditas em relação a esse simples exame, como por exemplo, causa de doenças, câncer, nível de radiação e muito mais.

Esse tipo de exame é bem simples e essencial para identificar entorses, fraturas, avaliação pulmonar, doenças no estômago, esôfago e entre outras complicações.

O Raio X é um exame bem rápido e pouco invasivo, geralmente são feitos em pronto socorro, já que o resultado sai em poucos minutos, permitindo que o médico consiga dar a avaliação e o tratamento correto para o paciente.

No post de hoje iremos falar alguns mitos e verdades  sobre o exame de Raio X.

 

Mitos e verdades 

Radiação

Um dos maiores mitos em relação a esse exame, gira em torno da radiação . Sim, durante esse exame o paciente fica exposto à radiação, porém, a dose emitida é muito baixa, deste modo, ao realizar o exame podem ficar despreocupados em relação a esse ponto.

Além da pouca radiação, logo após que acaba o exame, a máquina quando desligada não emite mais nenhuma radiação.

Limite de radiação

Sim, existe um limite quanto a radiação em que uma pessoa pode ser exposta, geralmente esse limite é medido em milisievert.

Grávidas não podem fazer exame de Raio X 

Neste caso é feito uma analise de cada caso com  justificativa médica, porém não é recomendado. Esse cuidado se deve para proteger o bebê da radiação.

Lembrando que, como dito anteriormente, a emissão de radiação é pequena, porém, para evitar qualquer dano com os bebês, é recomendado  que grávidas não façam o exame. A exposição durante o exame, pode fazer com que os bebês tenham má formação.

Se caso for necessário a realização desse exame? Bom, nesses casos quando a paciente vai fazer o exame, geralmente é colocado um proteção externa de chumbo na região do útero, fazendo com que o bebê fique seguro e protegido.

Exames de Raio X podem ser feitos uma vez ao ano.

Essa informação de fato é um mito. Esse exame não tem um número limite para ser realizado, pois sua exposição a radiação é mínima.

Porém, apesar deste exame ser de baixo risco, é recomendado que o faça somente em casos de emergência ou de extrema necessidade.

Outros exames geram mais radiação 

Verdade, existem outros exames que emitem mais radiação do que o Raio X, como: mamografia e tomografia. Porém, quando falamos que o exame tem maior radiação, não significa que é um exame complexo e super perigoso.

Os exames de Raio X , são feito apenas para ver os ossos 

Mito. Esse exame é utilizado para fazer o diagnósticos de diversas doenças.

O Raio X pode ser feito com ou sem contraste, sendo o primeiro ideal para que o médico possa avaliar o estômago, esôfago, doenças pulmonares e entre outras milhares de doenças.

Os profissionais que realizam o exame, correm riscos ?

Os riscos para estes profissionais são mínimos, pois com o avanço da tecnologia os cuidados foram cada vez maiores. Além do mais, existe um aparelho chamado Geigerzähler, que é responsável por medir radiação, deste modo, os profissionais ficam cientes de quanto foi o nível de radiação que foram submetidos.

Portanto, esse fato é parcialmente verdade, pois com o aparelho e todos os cuidados necessários, há todo um controle contra a exposição.

Raio x e câncer 

Uma das perguntas mais frequentes em relação a esse exame , sem dúvida. 

A alta exposição a radiação, podem causar mutações no DNA, ocasionando um câncer, porém, isso é bastante raro, pois como já citado, o exame é feito com total segurança e pequena exposição.  Deste modo, pode ficar tranquilo em relação a esse tópico.

Conclusão 

Vimos alguns dos mitos e verdades sobre o exame de Raio X.

Ele é extremamente essencial para detectar diversas doenças ou fraturas em todo nosso corpo, não há preocupação em realizar esse exame.

Saiba que ao realizar esse exame, todos os profissionais estão preparados e sempre irão tomar todo o cuidado quanto à exposição da radiação, que é uma das maiores preocupações entre os pacientes.

Outro ponto importante, é que o médico, só recomenda esse tipo de exame em casos de emergência para evitar qualquer exposição ou preocupação com o paciente.

Deste modo, podemos concordar que o exame de Raio x, é extremamente seguro e rápido.

Um exame simples em que o resultado sai em poucos minutos, fazendo com que o médico consiga dar os diagnósticos de maneira precisa, bem como o tratamento ou recomendações necessárias.

Se ainda estiver com receio em relação ao exame, quando for realizá-lo, tire suas dúvidas com o médico, não tenha medo de expor seus questionamentos, deste modo, poderá realizar o exame sem nenhuma preocupação.

Viu como esse exame pode ser feito tranquilamente?

Listamos apenas algumas dúvidas em relação ao Raio X.

 

Gostou do nosso conteúdo ? Nos acompanhe para mais.

 

Até o próximo!