Quais são os tipos de RX Digital que existem?
O exame de raio x é um dos mais utilizados em clínicas, hospitais, prontos socorros etc… Por ser um exame rápido, fácil e prático de fazer há diversas dúvidas em relação quais são os tipos de raio x digital, como funciona, quais são os riscos e muito mais.
Antes de falarmos quais são os tipos de raio-x digital que existem, vamos esclarecer o que é esse exame e para que serve.
O raio x nada mais é que um exame indolor, onde o paciente entra em uma sala para fazer de imagem da parte interna do corpo, ou seja, a máquina utilizada para fazer esse procedimento é capaz de captar se há algum tipo de luxação, fraturas, checar os tecidos e músculos.
Através desse exame, boa parte dos diagnósticos são fáceis e precisos de serem identificados por conta da alta tecnologia.
As imagens podem ser vistas claramente, sem muitas margens de erros, facilitando o diagnóstico e iniciando o tratamento de imediato.
Agora que sabemos o que é o exame de raio x, vamos falar sobre os tipos de raio x digital que existem.
Vamos lá!
Tipos de Raio x digital
Raio x digital direto
O exame é realizado e as imagens capturadas pelas máquinas e automaticamente vão para o computador.
Raio X digital indireto
As imagens são capturadas pelas máquinas, escaneadas e depois enviadas para o computador.
São diferenças mínimas, mas que trazem os mesmo resultado e qualidade no exame.
Agora que sabemos os tipos de raio x digital que existem, vamos falar da
diferença dele com o raio x convencional, que era o mais utilizado antes das inovações tecnológicas.
Raio X digital e Raio x Convencional
Existem dois tipos de raio x, o digital e o convencional, sendo o primeiro o mais utilizado, por conta da alta tecnologia e inovação.
Além de ser super prático, ele é rápido e demora poucos minutos para ter o resultado.
Não há necessidade de impressão ou utilizar químicos para a revelação das imagens, facilitando o diagnóstico.
Mas vamos explicar detalhadamente o que é o digital e o convencional.
O raio x digital funciona do mesmo modo que o convencional, a diferença é que não precisa de placas para registrar as imagens, ou seja, na realização do exame, todas as imagens são enviadas para o computador.
As imagens são registradas em arquivos digitais e podem ser enviadas ao médico que fará a análise. Em poucos minutos o paciente tem o seu diagnóstico e o tratamento a ser seguido.
O raio x convencional ela já utiliza placas para fazer as imagens, deste modo, funciona tudo analogicamente.
O paciente faz o exame, as placas são trocadas de acordo com a posição do membro ou região em que está sendo examinado.
Logo após essas placas onde contém as imagens, são reveladas, mas para que isso aconteça, é necessário o uso de químicos.
Todo esse processo do exame, troca de chapas, uso de químicos para revelar as imagens, faz com que o resultado demore, fazendo com que o paciente tenha que aguardar mais para o seu diagnóstico e início de tratamento.
A nitidez das imagens também são de boa qualidade, mas é preciso que o profissional que esteja revelando as fotos tenha total cuidado para não errar, para que não corra o risco de ter que fazer o exame novamente.
Benefícios do Raio x digital
São inúmeros os benefícios desse exame no formato digital.
- Podemos começar pela agilidade em que as imagens são feitas e enviadas, ou seja, o exame é feito de forma rápida, prática e indolor e o resultado sai em poucos minutos.
- As imagens são de ótimas qualidades e podem ser enviadas tanto para o médico, quanto para o paciente. Geralmente quando o paciente tem acesso ao exame, ele precisa de um login e senha, que são informados pela clínica/hospital em que fez o exame.
- Em relação ao envio das imagens, esse é um dos pontos fortes do raio x digital, já que podem ser compartilhados de maneira segura e confiável entre os médicos. Por exemplo, se o médico quiser uma segunda opinião sobre o diagnóstico, ele não terá que pedir para o paciente ou ele mesmo levar diretamente para outro profissional.
Todas as informações e as imagens podem ser enviadas via computador, economizando tempo.
- O risco do exame ter que ser feito novamente, são mínimos, já que tudo é feito digitalmente, sem precisar fazer o manuseio de químicos para revelar as imagens.
Viu como exames de raio x sejam eles convencionais ou digitais, são feitos de forma práticas, fácil e indolor ?
Claro que diversas clínicas e hospitais, utilizam mais o raio x digital por conta da facilidade e praticidade, porém o convencional também irá proporcionar o mesmo resultado, entretanto, com um tempo maior de espera.
Reforçando que todas as informações compartilhadas entre médicos e pacientes, são feitas de forma segura e sempre com o consentimento e conhecimento de ambos.
Gostou de saber sobre ?
Quer saber mais sobre esse e outros exames ?
Nos acompanhe para mais e até a próxima!