Skip to main content

Raio - X na gravidez

Há diversos mitos e verdades em relação ao exame de Raio-x, dentre eles o que mais se destaca é a realização do exame durante a gravidez.

Grávidas podem realizar este exame ? É perigoso ? Quais são os riscos ? Quais os cuidados devem ser tomados ?

Essas são as inúmeras perguntas que futuras mamães ou a maioria da população têm, perante a esse assunto.

Para esclarecer e tirar todas as dúvidas em relação ao exame de raio-x, no post de hoje iremos falar um pouco sobre a realização dele na gravidez .

Continue no post e vamos lá!

Grávidas podem fazer exame de Raio-X ?

Essa em disparada é a mais questionada.

Mas a resposta é sim,  grávidas podem fazer exames de raio-x, porém, sempre com indicação médica e somente quando houver extrema necessidade.

Quanto melhor evitar fazer o exame de raio-x quando grávida, melhor, por conta da radiação que pode causar algum dano ao bebê, mas reforçando, grávidas podem sim fazer o exame desde que tenham um acompanhamento médico.

Os médicos jamais iriam indicar um exame sabendo que colocaria em risco a vida do paciente, deste modo, se o médico do qual as mamães fazem o acompanhamento informarem que não há problema em fazer o exame, tudo bem. Não precisam se preocupar.

Vale lembrar que cada gravidez é diferente, deste modo, há gestantes que podem estar em situação de risco ou algo relacionado e não é recomendado a realização do exame.

É sempre bom conversar com o profissional, tirar todas as dúvidas antes de realizar os exames, já que a preocupação é redobrada, pois uma vida está sendo gerada.

Depois de tirar todas as dúvidas com o médico, pode ficar tranquila em relação ao exame.

Para melhor proteção da mãe e do bebê, quando se faz o exame de raio-x, é colocado um avental de chumbo em cima dos órgãos reprodutores, para proteger o pequeno contra a radiação.

No geral a radiação recomendada para as grávidas é equivalente a  5 rads, ou 5000 milirads.

Radiação por tipo de raio-x 

A quantidade de radiação durante o exame de raio-x varia muito, pois depende da região examinada, por exemplo:

  • Na região do abdômen a radiação é equivalente a 150 a 500 milirads;
  • No raio x do crânio a radiação é equivalente  a 0,05 milirads;
  • No raio x de mama a radiação é equivalente a  20 a 70 milirads;
  • No raio x do quadril a radiação é equivalente a 110 a 440 milirads.

Seguindo assim por diferentes  partes do corpo onde é necessário a realização do exame.

Deste modo, quando gestantes forem realizar o raio-x é sempre bom os médicos detalharem como será o procedimento, níveis de radiação, precauções e muito mais, assim a paciente fica mais tranquila em relação ao procedimento.

Conclusão

Agora sabemos que as grávidas podem fazer o exame de raio-x, desde que o médico recomende, caso contrário o ideal é evitar.

Se caso for necessário a realização do exame, não há motivos para se preocupar, o médico jamais recomendaria um exame que colocasse a mãe e o bebê em risco.

Agora podemos tirar essa dúvida de uma vez por todas em relação ao raio-x na gravidez.

Gostou do post ?

Nos acompanhe para mais e até a próxima!